Nesta postagem, apresento UMA SOLUÇÃO à 2ª Questão da AT 1 / PEP 2024 (Geografia).
- INTRODUÇÃO
O setor científico-tecnológico brasileiro, por representar a expressão de ciência e tecnologia do Poder Nacional, em muito contribui para a consecução dos objetivos nacionais da Nação, dentre os quais pode se incluir iniciativas para o fortalecimento geopolítico do País.
Localizado na América do Sul, o Brasil é o maior país da região, tanto em dimensões territoriais quanto populacionais, econômicas e militares. Globalmente, o País ocupa a quinta posição em tamanho territorial e sua economia está entre as maiores do mundo. Tudo isso o projeta internacionalmente e estimula o seu fortalecimento geopolítico.
Atualmente, o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) é o elemento central daquele setor, o qual deve estimular a integração entre as universidades, as empresas e o Estado, a denominada “Tríplice Hélice”, que constitui-se em peça chave da pesquisa, inovação e competitividade tecnológica.
O fortalecimento geopolítico do Brasil requer iniciativas voltadas para o desenvolvimento das expressões política, econômica, psicossocial e militar de seu Poder Nacional (PN), apoiadas por sua expressão científica e tecnológica
Aquelas iniciativas serão impulsionadas pelo setor científico-tecnológico brasileiro, cuja Base Industrial de Defesa (BID) constitui-se pelo conjunto de indústrias e empresas que participam de uma ou mais das etapas da pesquisa, desenvolvimento, produção, distribuição e manutenção de produtos de defesa.
A seguir, justificar-se-á a importância daquele setor como indutor do fortalecimento geopolítico do Brasil na atualidade, destacando-se suas contribuições para o desenvolvimento da BID.
2. DESENVOLVIMENTO
a. A modernização das Forças Armadas (expressão militar/PN)
A atual capacidade dissuasória militar brasileira precisa ser, urgentemente, robustecida, sem o que prejudica-se o fortalecimento geopolítico do País; daí, a importância do setor científico-tecnológico brasileiro, o qual desempenha um papel fundamental na modernização das Forças Armadas, fornecendo avanços em pesquisa e desenvolvimento que permitem a incorporação de tecnologias de ponta. Destaca-se que essa modernização impactará, positivamente, a BID, pelo fomento à produção nacional de equipamentos militares e pelo estímulo a inovações tecnológicas.
b. O desenvolvimento da indústria 4.0 (expressão econômica/PN)
O estabelecimento e o desenvolvimento da indústria 4.0 no Brasil dependem fortemente de investimentos em ciência e tecnologia, pois são esses recursos que impulsionam a pesquisa e o desenvolvimento de tecnologias avançadas, como a Internet das Coisas (IoT), a Inteligência Artificial (IA), a Manufatura Aditiva, Big Dat e Robótica, fundamentais para a modernização e automação dos processos industriais, sem os quais o Brasil não se fortalecerá geopoliticamente. Salienta-se que a indústria 4.0, ao permitir a integração de sistemas de inteligência produtiva, trará a automação e provocará uma maior eficiência na produção da BID.
c. Educação moderna, voltada para as necessidades do século XXI (expressão psicossocial/PN
A melhoria da qualidade de educação é um dos fundamentos do crescimento econômico e social da Nação, sem a qual a elevação da proeminência geopolítica do Brasil não acontecerá. É importante que se invista nas capacidades educacionais voltadas para o século XXI, as quais serão trabalhadas por meio de técnicas de ensino apoiadas pela tecnologia, tais como o ensino à distância (Brasil, país continente), metodologias de ensino inovadoras e a aprendizagem personalizada. Sublinha-se que uma educação moderna beneficiará a BID pela maior qualificação da mão de obra dela resultante.
d. A melhoria da qualidade de vida da população (expressão psicossocial / PN)
Investimentos no setor científico e tecnológico possibilitam o desenvolvimento de soluções inovadoras para os desafios socioeconômicos, como acesso a serviços de saúde, transporte e educação de qualidade, segurança alimentar, habitação digna e oportunidades de emprego, promovendo assim uma sociedade mais equitativa, inclusiva e próspera para todos, o que favorece a consolidação do poder geopolítico do Brasil. Como resultado, a BID será favorecida pela existência de uma força de trabalho mais qualificada e preparada para atuar nela e pelo estímulo ao consumo e investimento de seus produtos duais.
e. A integração nacional da Amazônia (expressão política/PN)
A plena integração do território brasileiro, especialmente a região amazônica, será significativamente fortalecida por investimentos em ciência e tecnologia, pois esses recursos proporcionam soluções inovadoras para o desenvolvimento sustentável, a preservação ambiental e a infraestrutura eficiente, capacitando a conectividade, o progresso socioeconômico e a segurança nacional em toda a extensão territorial do país, condição que favorece a presença geopolítica do Brasil no mundo. Com isso, a BID será afetada positivamente, pela garantia e facilidade de acesso a recursos naturais estratégicos, como o nióbio e a terra rara, que têm diversas aplicações em tecnologias de ponta.
f. Aumento da competitividade da economia nacional (expressão econômica/PN)
A competitividade do Brasil no comércio internacional, atualmente baixa, será amplamente beneficiada por investimentos em ciência e tecnologia, pois esses recursos impulsionam a inovação, o desenvolvimento de produtos e processos mais eficientes, a redução de custos de produção e de transportes, tudo isso refletindo-se positivamente no fortalecimento da atual posição geopolítica do País. Nota-se que a maior presença do Brasil na economia mundial dará visibilidade à sua produção de defesa, favorecendo, assim, a BID.
g. A logística nacional de transportes (expressão econômica/PN)
Aprimorar a logística nacional de transporte do Brasil, que atualmente enfrenta déficits significativos, pode ser grandemente beneficiada por investimentos em ciência e tecnologia, os quais possibilitam o desenvolvimento de soluções inovadoras, como sistemas de monitoramento em tempo real, otimização de rotas, automação de processos logísticos e desenvolvimento de infraestrutura inteligente, resultando em uma cadeia de transporte mais eficiente, segura e sustentável para o país, o que favorece o crescimento econômico da nação, um dos fundamentos de seu fortalecimento geopolítico. Destaca-se que a integração regional será favorecida pela melhoria dos transportes, o que favorece a penetração da BID na América do Sul, o que, aliás, é um de seus propósitos.
h. Desenvolvimento da economia verde (expressão econômica/PN)
O desenvolvimento de uma economia de baixo carbono depende fortemente de investimentos em ciência e tecnologia, pois são esses recursos que impulsionam a inovação, a pesquisa e o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis, energias renováveis, processosde produção limpa e soluções ambientalmente conscientes, fundamentais para a transição energética. Isso favorecerá o posicionamento do Brasil como líder mundial da sustentabilidade ambiental, o que contribui para o seu fortalecimento geopolítico. Ressalta-se que o desenvolvimento dessas tecnologias avançadas também possuem aplicação na indústria de defesa, tais como energia renovável, sistemas de armazenamento de energia e tecnologias de eficiência energética
Bom estudo!
(Solucionado por Paulo Laraburu)