Esta questão, formulada pela Curso ARGOS ECEME, apresenta um exemplo da aplicação de conhecimentos das Teorias das Relações Internacionais.

Analisar a atual Guerra Rússia x Ucrânia, segundo as perspectivas do Realismo  e do Liberalismo da disciplina de Relações Internacionais,  concluindo sobre o papel desse conflito no reordenamento da ordem mundial do pós-Guerra Fria.

INTERPRETAÇÃO DA QUESTÃO

Servidão: analisar

Ideia Central: a atual Guerra Rússia x Ucrânia

Objeto da Questão: a atual Guerra Rússia x Ucrânia

D Espaço: Rússia, Urânia, Teatros de Operações

D Tempo : guerra iniciada em 24 Fev 2022 – ainda prossegue

Tem gerúndio? Sim

Tema do gerúndio: ordem mundial / reordenamento da ordem mundial do pós-Guerra Fria

Pergunta : qual o papel da atual Guerra Rússia x Ucrânia no reordenamento da ordem mundial do pós-Guerra Fria?

1. INTRODUÇÃO

A atual Guerra Rússia x Ucrânia é um dos principais acontecimentos das relações internacionais do início do século XXI.

      Essa guerra iniciou-se em fevereiro de 2022, com a invasão da Ucrânia pela Rússia, e prossegue até os dias de hoje. Seu principais Teatros de Operações concentram-se em território ucraniano: a leste, na fronteira com a Rússia; ao norte, na fronteira com a Bielorrússia; e, ao sul, na fronteira com a Crimeia.  

      A guerra resultou de uma crise entre a Rússia e a OTAN e entre a Rússia e a Ucrânia, cujo ponto principal de disputa posiciona-se na soberania dos principais atores envolvidos: Moscou não aceita o desejo de Kiev de incorporar-se à União Europeia e à Aliança Atlântica, cujos planos de expansão são percebidos como ameaça ao entorno estratégico russo.

       A reconfiguração da ordem mundial do pós Guerra Fria diz respeito ao surgimento de novas relações de poder que desafiam à hegemonia global dos EUA estabelecida ao final do confronto bipolar.

      A seguir, a atual Guerra Rússia x Ucrânia será analisada, segundo as  perspectivas do Realismo  e do Liberalismo da disciplina de Relações Internacionais,  concluindo-se sobre o papel desse conflito na reconfiguração da ordem mundial do pós-Guerra Fria.

2. DESENVOLVIMENTO

a. A Perspectiva do Realismo

             A anarquia internacional está, realmente, na raiz da guerra. Após ter emitido várias sinalizações de que não aceitaria ser cercada geograficamente pela OTAN , e não obtendo êxito nessas sinalizações, a Rússia de Putin decidiu agir militarmente , atacando a Ucrânia. Assim, o mundo asiste, há mais de um ano, um conflito que desafia a estabilidade da atual ordem mundial.  (Anarquia Internacional)  

             O desrespeito à área de influência considerada russa pode ser apontada como outra causa da guerra. A expansão da OTAN até as fronteiras da Rússia, pela incorporação da Ucrânia, não estaria considerando o papel de territórios no equilíbrio de poder mundial. Com efeito, essa guerra pode vir a alterar a ordem mundial vigente. (Equilíbrio de poder)

             A Rússia e a Ucrânia, como Estados soberanos, são os principais atores desse conflito, apesar da presença da ONU, da OTAN e da União Europeia. Nenhuma organização internacional, mesmo a ONU, teve força suficiente para impor uma solução de paz para os beligerantes, pois a paz dependerá das decisões soberanas da Rússia e da Ucrânia. Como resultado, a reconfiguração da ordem mundial dependerá muito mais das decisões soberanas da Rússia e da Ucrânia, no que diz respeito ao desenrolar da guerra,  do que de organismos multilaterais. ( Os Estados são os principais atores das relações internacionais)   

             Nessa guerra, interesses vitais da Rússia e da Ucrânia estão em jogo. Ambos países lutam por sua sobrevivência como estados soberanos no plano internacional: a Rússia não aceita subordinar-se aos interesses geopolíticos da OTAN e a Ucrânia precisa preservar sua independência face à Moscou. O apoio da Aliança Ocidental à Ucrânia aumentou a capacidade de Kiev resistir e transformou esse conflito em uma “guerra por procuração”, na qual os verdadeiros oponentes são a Rússia versus a OTAN (ocidente). Assim, o resultado dessa guerra pode impactar a atual ordem mundial, pois ela envolve atores centrais do sistema internacional. (A sobrevivência no plano internacional)   

             Conclui-se, parcialmente, que a perspectiva Realista enfatiza a disputa pela preservação de interesses nacionais como a causa fundamental dessa guerra, a qual, por contrapor atores centrais do sistema internacional, possui a capacidade de reconfigurar a ordem mundial pós-Guerra Fria.   

b.   A Perspectiva do Liberalismo  

             Atores não estatais vêm desempenhado um importante papel no conflito, inclusive no campo militar. Tanto a Rússia como a Ucrânia fortalecem seus exércitos regulares por meio de mercenários. O Grupo Wagner, criado por Moscou, combate ao lado dos russos enquanto que grupos de mercenários diversos lutam pela Ucrânia. Portanto, atores não estatais contribuem para a continuidade dessa guerra, cujo desfecho poderá influir na construção de uma nova ordem mundial. (Atores não estatais são importantes entidades das relações internacionais)

             A Guerra Rússia x Ucrânia prolonga-se há mais de um ano, indicando a vulnerabilidade da racionalidade do Estado. Os cálculos estratégicos de Putin apontavam para uma guerra mais curta. Porém, o apoio da OTAN à Zelensky invalidou as previsões iniciais de Moscou. Com isso, a guerra transformou-se em uma disputa maior, envolvendo interesses da OTAN e da Rússia, o que pode vir a determinar o surgimento de uma nova configuração de poder mundial.    (A noção de Estado como ator racional não é útil para a compreensão das relações internacionais)

             Apesar da intensidade dos conflitos, essa Guerra presenciou, por meio da Organização das Nações Unidas (ONU), um acordo para garantir a segurança da exportação mundial de grãos ucranianos pelo Mar Negro. O acordo foi articulado pela ONU e contou com a participação de Moscou, Kiev e Ancara. Recentemente, a Rússia manifestou sua intenção de não participar da renovação do acordo, o que sinaliza o prolongamento da guerra, evidenciando, assim, a possibilidade de que o seu desfecho traga a reconfiguração da atual ordem mundial.  (A relevância da cooperação no sistema internacional. O acentuado papel do comércio internacional. A natureza cordial do ser humano)

             Nessa guerra, a dependência da Ucrânia e da Europa ao suprimento de gás russo é uma vulnerabilidade estratégica do lado ocidental. A Rússia controla os gasodutos que passam pela Ucrânia e abastecem vários países europeus, o que aumenta a força geopolítica de Moscou em uma guerra que tem o potencial de alterar a atual ordem mundial.  (O acentuado papel do comércio internacional)

             Vale destacar o papel da mídia na construção de narrativas relacionadas ao desempenho dos atores em conflito. No geral, a mídia ocidental aposta na reação – e mesmo em uma possível vitória da Ucrânia sobre as forças russas, o que contraria análises de especialistas militares, os quais não descartam, inclusive, a possibilidade da Rússia usar armamento nuclear tático, o que significaria a quebra de um dos parâmetros da ordem mundial inaugurada ao final da 2ª. Guerra Mundial (não utilização de armamento nuclear). (Atores não estatais são importantes entidades das relações internacionais) 

   Conclui-se, parcialmente, que a perspectiva do Liberalismo ressalta a importância de atores não estatais e da cooperação, mesmo diante de um conflito que pode escalar até o uso de armas nucleares , o que atestaria o seu potencial de reconfigurar a ordem mundial pós-Guerra Fria.      

3. CONCLUSÃO

             A Guerra Rússia x Ucrânia inaugura uma nova fase das relações internacionais, haja vista que a comunidade internacional não mais esperava a aplicação explícita da política do poder entre potências.

             Em síntese, a Guerra Rússia x Ucrânia confirmou que Estados vão à guerra na defesa de seus interesses vitais, situação que revelou-se pela intensidade e prolongamento da violência desse conflito, que já testemunhou a ameaça do uso de arma nuclear por Moscou, o que mostra o seu potencial para reconfigurar uma nova ordem mundial.    

             Assim, conclui-se pelo papel da Guerra Rússia x Ucrânia na reconfiguração da ordem mundial do pós-Guerra Fria. A Rússia desafia a ordem imperial hegemônica dos EUA estabelecida com o fim da União Soviética, pois os interesses geopolíticos dos EUA identificam-se com a incorporação da Ucrânia à OTAN, o que contraria interesse nacional russo. 

             Ademais, o conflito mostrou o confronto entre dois blocos de poder antagônicos – (UE-OTAN-EUA) x (China-Rússia) – o que representa uma clara ruptura da ordem unipolar do imediato pós-Guerra Fria.

             Além disso, não se pode desconsiderar a possibilidade do emprego de arma nuclear naquele conflito, o que abriria uma nova fase nas relações de poder entre as potências, a qual poderia caracterizar-se por uma ordem mundial de natureza mais realista, com o retorno da política do poder em grande escala, ou mais liberal, com o fortalecimento das instituições multilaterais de paz.

             Por fim,  a Guerra Rússia x Ucrânia, devido às alianças estratégicas evidenciadas, revela que conflitos militares entre polos de poder possui a potencialidade de reconfigurar uma ordem mundial já estabelecida.

(Por Paulo Laraburu)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *